05/11/2004

MTV’s “Pimp My Ride”

A MTV já faz parte da lista de canais obrigatórios da TV Cabo há alguns anos, mas há bem pouco tempo, passou a chamar-se MTV Portugal. Da sua grelha de programas, resolvi destacar o seu “Pimp My Ride”, uma série que costuma passar às quartas-feiras por volta da hora de almoço (14h00) e onde se podem ver as preparações de automóveis mais originais de sempre. Os carros mais velhos e mais podres que conseguimos imaginar são novos quando comparados com os que aparecem neste programa, mas quando o episódio chega ao fim, e logo a seguir a colocarmos o maxilar no sítio, ficamos com vontade de nos deslocarmos até à oficina da “West Coast Customs” em Los Angeles – Califórnia, tal como o apresentador do programa, o rapper Xzibit, costuma fazer. Em alguns dos modelos, o pessoal da WCC não se consegue conter e o resultado acaba por ser um bocado excessivo, mas não nos podemos esquecer que os gostos dos americanos são um pouco diferentes dos nossos. Aqui fica a lista dos episódios que já foram transmitidos e os respectivos protagonistas:

Season 01:
Ep.01 – Wyatt’s 1988 Daihatsu Hi-Jet
Ep.02 – Nile's 1978 Cadillac Sedan DeVille
Ep.03 - Logan's 1986 Oldsmobile Cutlass Supreme
Ep.04 - Christine's 1992 Honda Civic
Ep.05 - Antwon's 1987 Mitsubishi Mirage
Ep.06 - Mary's 1967 Ford Mustang
Ep.07 - Jared's 1985 Ford Ranger
Ep.08 - Danelle's 1981 Pontiac Trans Am
Ep.09 - Neil's 1974 Chevolet Mikado
Ep.10 - Shonda's 1989 Mustang Convertible
Ep.11 - Ezra's 1984 Nissan Maxima Station Wagon
Ep.12 - Krissy's 1960 Volkswagen Baja Bug
Ep.13 - Brian's 1987 Honda Crx
Ep.14 - Gabriella's 1972 Toyota Land Cruiser
Ep.15 - Kerry's 1989 Ford Escort & 2004 Scion XB

Season 02:
Ep.01 – Big Ron’s 1984 Cadillac El Dorado
Ep.02 – Kiearah’s 1991 Ford Escort

Ep.03 - Ryan's 1956 Volkswagen Van
Ep.04 - Alice's 1985 Chevy Suburban
Ep.05 - Erin's 1987 Chevy Blazer
Ep.06 - Josh's 1988 Acura Legend
Ep.07 - Quoc-Viet's 1989 Nissan 240 SX
Ep.08 - West's 1963 Ford Fairlane & 2005 Ford Runner

Em todos os casos, a reacção são sempre gritos e os tradicionais “Oh my God!”, “Holly Sh.., dude!” ou o “That’s what I’m talking about!”, mas a verdade é que de verdadeiros chaços velhos se constroem quase peças de colecção, em que o valor sentimental dos seus proprietários passa a ser muito mais difícil de contabilizar. Os carros que já estão na família há algum tempo e que por isso mesmo não se querem vender ou os automóveis de quem não tem posses para comprar melhor passam assim a ter um visual muito mais apelativo. Em montes de sucata ambulantes que têm um valor de cinquenta ou sessenta contos, são instalados, em média, cerca de 20 mil euros de material, entre equipamentos de som, pintura, assentos, revestimentos, jantes, etc…
Os amigos dos proprietários já não recusam as boleias com medo de serem vistos ou de ter um acidente e quem os conduz, passa a ter o seu ego muito mais elevado. No último programa da primeira série o Ford Escort do Kerry era tão mau, tão mau, que o pessoal da West Coast Customs se recusou a modificá-lo, ainda por cima porque este era feito a partir de dois automóveis iguais, com a parte da frente de uma cor e a traseira de outra. O item da segurança tinha saldo negativo, uma vez que um dos materiais utilizado para colar as duas partes do carro era pastilha elástica e, por isso, foi comprado um novo Scion XB para ser preparado. A reacção do Kerry vale o episódio todo…



Sem comentários: