12/08/2005

Há com cada cromo!

Um artista britânico pretende ir da cidade costeira de Brighton a Londres, percorrendo 92 quilómetros de distância, dando "estrelas" (cambalhotas com pernas e braços estendidos). Além de percorrer o caminho desta forma diferente, Mark McGowan, um londrino de 37 anos famoso por suas performances excêntricas, vai carregar amarrados aos tornozelos sacos com um total de cinco quilos de pedras. Para completar, ele vai levar mais pedras das praias da cidade coladas com fita adesiva em seu rosto. McGowan deve sair do pier de Brighton nesta quarta-feira e levar duas semanas para completar a jornada. Em 2003, ele fez o mesmo percurso empurrando com o nariz um amendoim.

McGowan

Alerta ambiental
McGowan afirma que sua nova performance visa fazer um alerta ambiental. Segundo ele, os regulamentos que proíbem as pessoas de levarem grandes quantidades das pequenas pedras da praia de Brighton para decorarem suas casas deveriam ser mais severos. As autoridades municipais de Brighton afirmaram que as pessoas que levam grandes quantidades das pedras podem ser processadas. "Sabemos que visitantes geralmente levam uma ou duas pedras como lembrança e não há problema nisto. Não temos tido incidentes com pessoas tentando levar baldes ou carrinhos de mão cheio de pedras. Se tivéssemos, chamaríamos a polícia e tomaríamos medidas contra estas pessoas", afirmou um porta-voz do conselho da cidade. "Outros grupos de defesa ambiental provavelmente estão ocupados demais para lidar com uma questão local como esta, mas esta questão pode ter consequências globais", disse Mark McGowan. Neste ano, McGowan fez uma instalação em uma galeria no sul de Londres que consistia de uma torneira deixada aberta, com a água correndo. O objetivo, segundo o artista, era alertar as pessoas para o problema do desperdício de água. Mas McGowan foi obrigado a fechar a torneira depois de ser ameaçado com um processo pela Thames Water, a empresa fornecedora de água para Londres.

2 comentários:

Anónimo disse...

O homem é maluco!!!!!! Por haver muitos destes é que isto anda tudo de pernas para o ar e às cambalhotas.... (no bom sentido, claro)

Um beijo
Mãe

Rosa disse...

Estou como a Marisa... Também eu pensei que cenas destas só podiam vir da cabeça dos americanos...