18/05/2006

A doença do "Código de Da Vinci"



Estreia hoje nas salas de cinema o polémico filme "O Código de Da Vinci", baseado no livro de Dan Brown com o mesmo nome. No entanto, devido ao sucesso do livro (que está em cima da minha mesa de cabeceira, mas ainda não consegui ler) foram também lançados no mercado diversos produtos paralelos, de forma a aumentar os destinatários do filão elevado de receitas. Aliás a quantidade de livros com capa semelhante foi tão elevada que houve pessoas que não sabiam qual haviam de comprar, julgando que havia mais do que uma versão do mesmo livro. E, graças à editora, havia mesmo. Um com ilustrações, outro descodificado, etc...
Com a chegada do livro às salas de cinema, o filão de lucros vai continuar a aumentar e os produtos "paralelos" vão continuar a aparecer-nos à frente sem saber como. Uma das provas deste fenómeno está disponível para quem abrir hoje o site da FNAC. Para além das ofertas existentes na primeira página, onde se encontra um livro com a capa do filme, mas que afinal é apenas o "Making of", existe ainda um link no canto superior direito referente apenas ao Código de Da Vinci. Dentro dele estão produtos como:

Livro:
"O Código Da Vinci" de Dan Brown
Livro:
"O Código Da Vinci: Diário de uma Viagem" de Vários Autores
Livro:
"Dan Brown: Biografia" de Lisa Rogak
Livro:
"Acha que sabe tudo sobre O Código Da Vinci?" de Clive Gifford
Livro:
"O Código Da Vinci - Making Of" de Akicvava Golsman
Livro:
"O Código Stravinci" de Toby Clements
Livro:
"O Sangue de Cristo e o Santo Graal - A História por detrás de O Código Da Vinci de Michael Baigent e outros
Livro:
"O Mistério do Priorado de Sião" de Jean-Michel Thibaux
Livro:
"O Código Da Vinci Descodificado: O Guia Não Autorizado dos Factos por Detrás da Ficção" de Simon Cox
CD:
Music Inspired by Da Vinci
Jogo Playstation:
"The Da Vinci Code"
DVD:
"Desvendar o Código Da Vinci"
Livro:
Opus Dei de Michael Walsh
Livro:
"O Mundo Secreto do Opus Dei" de Robert Hutchinson

5 comentários:

Anónimo disse...

Mesmo eu com o tempo limitado consegui ler o livro (antes do filme). É de leitura muito leve. Lê-se num instante porque tem capítulos pequenos e letras de uma dimensão razoável. Gostei bastante do livro mas não achei assim nada de surreal que precisasse de um descodificador e o camandro e de tantas teorias à volta do assunto. Caso as pessoas não tenham reparado, a capa tem uma palavra escrita em letras brancas (se não me engano) que diz: romance - portanto, não sei porque é tanta polémica, é ficção e só acredita quem quer. É um bocado como a Bíblia, posso ler mas só acredito se quiser. E quem diz a Bíblia diz outro livro qualquer de ficção (sim porque a Bíblia para mim é ficção com alguns factos de verdade à mistura). Não entendo mesmo porquê de tanta polémica.

Marisa

Eva Luna disse...

O livro já li e confesso que gostei! falta o filme, contudo tenho receio de me desiludir!

Anónimo disse...

Acho que os filmes raramente consegue superar os livros, mas pelos pequenos bocadinhos que tenho visto do filme, parece-me que fizeram um "retrato" bem fiel do livro. Pelo menos os textos que vi estavam igualzinhos. Só a primeira parte do filme é que não está no livro, mas até acho que foi uma boa introdução (vi no Jay Leno)

Marisa

marta cs disse...

Uff! Fiquei cansada.

Anónimo disse...

Além de um ótimi filme e livros de ficção, eles os livros e filmes nos trazem u póuco de história com diversos temas como: Priorado de Sião eo Malleus Malleficarum.

Brigado