20/02/2005

PS ganha as eleições

O Partido Socialista acaba de ganhar as eleições legislativas e José Sócrates será o próximo primeiro ministro de Portugal! Dos 226 deputados a tomar posse, 119 são para o PS, 73 para o PSD, 14 para a CDU, 12 para o CDS-PP e 8 para o Bloco de Esquerda.
A necessidade de mudança foi uma das principais invocadas como responsável pela vitória do PS e os líderes da oposição resolveram optar pela tradicional resposta do "ponho o meu cargo à disposição" ainda que não seja para já. Se assim fosse, toda a gente iria perceber (assim ninguém percebe, claro que não) que como fizeram asneira, não são capazes de pedir desculpa e continuar aprendendo com os erros. Paulo Portas é inclusivamente conhecido pelos cartazes de outras campanhas, onde dizia "Eu fico!". E então? Fica ou não fica? O voto útil? Tornou-se inútil? E o Santana Lopes? Também vai convocar um congresso extraordinário? Porra! É por isso que muitas pessoas não votaram em vocês! O povo português está a precisar de ajuda e quer acreditar que ainda há alguém que nos pode ajudar. Será que não é possível dar uma apitadela ao Dr. José Sócrates e tentarem todos fazer deste canto da Europa, um país excepcional? Enquanto os tachos forem apenas para alguns, os lugares à sombra da bananeira estarão sempre cheios e não saímos da cepa torta.
Caro José Sócrates, agora é a sua vez! Em vez de ir à procura do que estava mal para poder ganhar algum tempo, caso seja necessário (que é bem provável, a não ser que tenha uma varinha mágica), procure tudo aquilo que estava bem e faça ainda melhor. Bom trabalho, que nós todos bem merecemos um país melhor.

Sugestões não tão urgentes como outras, mas mesmo assim urgentes:
- Seria possível concluir a CRIL, por favor?
- Será possível fazer com que a CREL deixe de ser paga novamente?
- A auto-estrada que está a ser contruída entre Mafra e a Malveira poderá não ter portagem? Please?

P.S. - Dê uma telefonadela aos "derrotados". Apesar de serem isto e aquilo, acho que ninguém nega o valor que eles poderão ter em diversos assuntos e assim, talvez possam ser uma boa ajuda.




A título de mera curiosidade, os resultados das eleições na bela e pacata vila de Mafra estiveram mais ou menos de acordo com os registados no resto do país:

PS - 12286 votos (43.77 %)
PPD/PSD - 8734 votos (31.12 %)
CDS-PP - 1959 votos (6.98 %)
B.E. - 1935 votos (6.89 %)
PCP-PEV - 1404 votos (5 %)
PCTP/MRPP - 240 votos (0.86 %)
PND - 241 votos (0.86 %)
PH - 100 votos (0.36 %)
PNR - 79 votos (0.28 %)
PDA - 45 votos (0.16 %)
POUS - 34 votos (0.12 %)

Sem comentários: