Uma das coisas que mais gosto de fazer ao longo do dia é observar as pessoas que me rodeiam, desde o gajo que vai a conduzir o carro da frente e que está a comer uma tangerina, enquanto atira as cascas pela janela até que está no carro ao lado a abrir a janela para cuspir a sua expectoração. Mas “olhar como?” perguntam vocês? Bem, é muito simples. Neste momento, por exemplo, estou na redacção e mesmo à minha frente, um colega meu não consegue evitar o seu tique de coçar a orelha, que entretanto tem dias em que já está em ferida, pois nem ele se consegue aperceber de que o está a fazer. Outros dois colegas estão paralisados a olhar para o computador e apenas os dedos em cima do teclado. Do meu lado esquerdo, as gargalhadas de um outro colega provocadas por um e-mail que recebeu fazem-se ouvir em toda a sala e à minha frente está também uma colega a abrir a boca e a ajeitar o cabelo, num jeito meio desligado do planeta.
Agora, a cinco minutos da hora de almoço, já toda a gente está a olhar para o lado para ver quem é que toma a iniciativa de se levantar, vestir o casaco e ir almoçar e enquanto eu escrevi esta frase, praticamente toda a gente já saiu ou está a sair…
O único “truque” é não deixar que as pessoas percebam que estamos a olhar para elas de uma forma mais detalhada, o que se pode tornar incómodo para a “vítima”, mas há casos em que isso nem sequer é necessário, pois nem sequer estamos perto. Quanto a mim, a fome aperta e também eu vou almoçar…
2 comentários:
Pois, é bem provavel... É uma coisa que faço mesmo sem pensar e que adoro fazer. Muitas das vezes até já consigo saber o que uma pessoa me vai dizer, mesmo antes de ela abrir a boca, só mesmo pelo simples facto de já ter visto a cara que essa mesma pessoa está a fazer ou por ter reparado com quem é que ela estava a conversar antes de vir ter comigo.
Eu por outro lado sou completamente despistada. Só sou observadora às vezes... quando quero. Tenho mais o que se poderá chamar de um sexto sentido que me diz algo acerca de determinada pessoa que conheço pouco ou que observo. Infelismente para mim, acerto muitas vezes...
Marisa
Enviar um comentário