28/09/2005

Simpatia nas portagens

Portagem

Dependendo do trajecto que se faz diariamente, há muitas pessoas que são obrigadas a passar por portagens todos os dias. Para aqueles que não têm Via Verde, o contacto com o portageiro é imprescindível e é nessa altura que acabamos por sair do mundo em que temos estado nos últimos minutos ou horas em alguns casos. Baixamos a música, abrimos a janela e preparamo-nos para falar com alguém, pelo que o mínimo que se espera é... Um pouco de simpatia! É certo que há portageiros que chegam a olhar para milhares de pessoas diariamente mas, mesmo assim, custa alguma coisa aos senhores da Brisa esboçarem um sorriso ou pelo menos dizer bom dia, em vez do tradicional grunhido? Nas portagens da A8 (Autoestradas do Atlântico), na saída da Malveira, que é a que costumo utilizar, sou sempre bem recebido com um sorriso e com um "boa tarde" ou "boa noite" e quando me vou embora ouço sempre um "boa viagem". Na nova auto-estrada de Mafra, até me costumam desejar um bom fim-de-semana às sextas-feiras. É este tipo de atenção que faz com que os consumidores até nem se importem (muito) de pagar o serviço que estão a receber. Na Brisa, só apetece atirar alguma coisa ao portageiro e nas portagens da Lusoponte (Ponte 25 de Abril e Vasco da Gama) nem se fala! É certo que há excepções à regra, mas estas são cada vez menos frequentes.

4 comentários:

Rosa disse...

Para a próxima, leva uma aranha junto com as moedas! ;)

Anónimo disse...

Eu muitas vezes em Porto Salvo apanhava um homem que estava sempre a fumar e a entregar as moedas com o cigarro no canto da boca e nem um grunhido fazia.

Marisa

Anónimo disse...

Experimentem a passar pela portagem de Fátima, é só pessoal de bom humor :). Ehehehe

Falando sério - Infelizmente os clientes obrigam-nos a ser pouco sorridentes, pois chegamos ao trabalho sorridentes, cumprimentamos os nossos colegas de trabalho(tudo de bom humor), o difícil é suportar o mau humor dos clientes. Por experiencia própria, atendo um cliente toda sorridente e este fala mal, é bruto, rude, mal educado e sem formação… imaginem o que acontece ao próximo cliente? Não tenho disposição para lhe dar um bom dia de coração aberto, mesmo sabendo que se trata de outro individuo completamente distinto, mas trata-se de uma resposta “não pensada”, uma forma de nos proteger dos clientes inconvenientes.
Agora tente imaginar-se no nosso lugar e da próxima vez que parar numa portagem seja simpático, meta conversa (uma frase curta e rápida), de forma a não prejudicar o transito, e vai ver um sorriso sincero :), e ainda, esta a fazer com que os próximos clientes possam usufruir da mesma simpatia até aparecer o cliente inconveniente.

S. Neves

Anónimo disse...

Há clientes que nunca andaram na escola, educação "0".