Ainda estamos em Julho mas os incêndios já regressaram a Mafra e, novamente, o Centro do Lobo Ibérico é um dos pontos afectados. O vento que tem estado nas últimas horas não está a ajudar, mas o que é facto é que em Lisboa já há cinzas pelo ar e já cheira a incêndio. No site da Lusa, já está este comunicado:
Lisboa, 04 Jul (Lusa) - O incêndio que deflagrou hoje no Picão, Mafra, já chegou ao Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, estando 14 dos 17 lobos em perigo, de acordo com fonte desta entidade.
Em declarações à agência Lusa, a fonte afirmou que um dos cercados, que estava vazio para limpezas, já está arder, mas o fogo está a aproximar-se de outros dois.
No local o pessoal do centro e o veterinário estão já a retirar 14 dos 17 lobos existentes para outro cercado mais longe e vão pedir auxílio ao Jardim Zoológico de Lisboa, no sentido deste recolher temporariamente os animais.
Fonte da Tapada Nacional de Mafra, que ardeu há dois anos, informou a Lusa que o incêndio não chegou lá, pois o vento está a empurrá-lo na direcção da Malveira.
Este fogo deflagrou hoje, cerca das 12:00, na localidade de Picão, concelho de Mafra, estando a consumir uma zona de mato, disse à agência Lusa fonte do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção civil.
No local estão 112 bombeiros, apoiados por 34 veículos e um helicóptero, referiu a mesma fonte, adiantado não dispor mais informações.
in Lusa
Actualização (05.07.2005): Ao fim de dez horas a horas, o fogo foi finalmente declarado extinto, mas o cenário que observei hoje de manhã, a partir da auto-estrada (que ontem esteve cortada) é desolador. Estão de regresso as encostas negras e desapareceu algum do verde existente. É um cenário muito triste...
Sem comentários:
Enviar um comentário