15/05/2005

TV Cabo... Procura-se concorrência!

Para quem vive em Lisboa ou em zonas de maior densidade populacional, ter TV Cabo não é uma coisa assim tão complicada. Basta contactar esta empresa, solicitar a instalação do serviço e prontamente hão-de surgir técnicos especializados em sua casa, prontos para furar paredes e arredar móveis, de forma a poder passar o dito cabo até à televisão. Agora, para quem vive em Mafra, o mais fácil é continuar a assistir à programação dos quatro canais, com os seus noticiários repletos de atentados bombistas, os pais que mataram a filha à pancada porque esta estava a fazer muito barulho, o ministro que vai subir os impostos mais as infindáveis telenovelas e os reality-shows que não interessam nem ao bicho da seda, de tão estúpidos que são. Ainda assim, se decidir optar pela vantagem de ter mais canais, ganhe coragem primeiro, pois o procedimento que em Lisboa, por exemplo, é tão simples, pode demorar mesmo muito tempo e requer doses maciças de paciência até que tudo fique a funcionar. Se chegar a funcionar…

Image Hosted by ImageShack.us
Única Condição: Em Mafra, o serviço da TV Cabo apenas pode ser “utilizado” através de satélite, pelo que a colocação do respectivo “alguidar” à janela está praticamente garantida. No entanto, no prédio em que vivo, todos os moradores concordaram (aliás, foi a única coisa em que todos concordaram) que as antenas exteriores colocadas em todas as varandas ou janelas ficavam ridículas, pelo que se tentou arranjar outra solução.

O primeiro problema surgiu quando a pré-instalação da TV Cabo começou a ser utilizada. Cada pessoa que cá aparecia para tentar fazer a ligação, descobria um problema diferente e os custos do arranjo eram cada vez mais elevados, e até a própria companhia que fez a instalação original não queria saber deste problema, uma vez que já tinha passado o prazo da garantia. Depois de algumas semanas em conversações com o construtor, foi possível chegar a uma acordo e finalmente foi contratada uma outra empresa, que refez as ligações por completo, utilizando a antena existente no telhado e dispensando assim os ridículos “pratos” em todas as janelas. Até aqui tudo bem…

Image Hosted by ImageShack.us
O problema principal surge quando se inicia o contacto directo com própria TV Cabo. Depois de meses a aturar os vendedores que nos batem à porta praticamente dia sim, dia não, garantindo que fazem a ligação no dia seguinte e que têm promoções ultra-fantásticas que oferecem isto e aquilo, já eu tinha decidido precisamente o que queria e em que condições, apenas faltava concluir a ligação do prédio. Depois disso, a própria empresa que fez a ligação foi contactada e pouco depois, já o técnico estava cá em casa a ligar tudo e a activar o sistema. Bastava apenas que a TV Cabo registasse o sinal e pronto… Mais do que os quatro canais nacionais em casa, finalmente!
Inicialmente este sinal não foi emitido, uma vez que “seria necessário esperar um pouco”. Passadas seis horas, achei que o período de “um pouco” já tinha passado e entrei em contacto com o serviço de apoio a clientes da TV Cabo, tal como me indicava a mensagem de erro que me aparece na televisão, que começa por dizer que o cartão não está registado com esta Powerbox e que devo aguardar vinte minutos pelo sinal. Passado um quarto de hora (depois de ter ouvido a música da Pantera Cor de Rosa, do Indiana Jones, da Banda Sonora do Piano e a senhora da TV Cabo a dizer que ainda não foi possível atender), lá surge uma pessoa do apoio técnico para me resolver o problema. Explico o que se passa, confirmo diversos dados que garantem que sou mesmo eu ao telefone (apesar de algumas das vezes não ter sido) e começam-me a “resolver o problema”. “Indique-me por favor o número de série da sua Powerbox e o número que está inscrito no cartão” Ok...! ; “Desligue e volte a ligar todos os cabos da parte de trás da Powerbox” Já está! ; “O seu comando é preto ou cinzento?” Cinzento. “Então seleccione a tecla “Setup” que está no canto inferior direito e vá até ao ícone da lupa” Já está! ; “Efectue a pesquisa TV Cabo” Já está, 66 canais encontrados! (Esta última operação serve para sintonizar todos os canais da TV Cabo, mas é uma coisa que a Powerbox faz sozinha, sempre que se liga. Eu experimentei apagar os canais todos e quando a ligo, eles lá estão de novo); “Ok, então vamos fazer o seguinte: Eu já vi que todas as informações estão correctas com o nosso sistema. Eu vou enviar um reforço de sinal e, em princípio, o problema ficará resolvido. Se não, dentro de quinze minutos, peço-lhe que volte a ligar para o serviço de apoio a clientes e que explique ao colega que atender o que já fez, para ver se se consegue resolver o problema”. Ok, obrigado pela ajuda e vou ficar à espera – Respondi! No entanto, como também já estava à espera, a mesma mensagem continua a surgir na televisão e os quinze minutos passam num instante. Novo contacto para o serviço de apoio a clientes da TV Cabo, mais quinze minutos à espera, com as mesmas músicas de fundo e surge novamente um “técnico”. Explico o problema, o que já fiz, identifico-me novamente e continua a resolução do problema: “Desligue todos os cabos da parte de trás da Powerbox”… Aqui, já comecei a responder mal, dizendo que já tinha feito tudo isto dezenas de vezes, mas não valeu a pena. As explicações “técnicas” continuaram: “Qual é o número da Powerbox?”; “Qual é o número do cartão?”; “Vá ao Setup e faça uma pesquisa TV Cabo”. Obviamente que o problema não foi resolvido, os telefonemas continuaram e as soluções “técnicas” também, das quais destaco as mais engraçadas: “Já experimentou assistir ao canal da programação durante meia-hora?” ou “Troque as pontas do cabo Scart de um lado para o outro, para "despistar" o sistema”. A esta última achei bastante piada, se não estivesse em casa, até pensava que era para os apanhados...

Tudo isto se passou ontem, sábado, e hoje o problema ainda não está resolvido nem sei quando é que vai estar. Se as facturas começarem a chegar entretanto, não vão ser pagas, até que me resolvam o problema e só a partir daí é que me considero um cliente TV Cabo e pagarei o serviço que me prestarem. Entretanto, no telemóvel continuo a receber mensagens que dizem que o meu serviço Netcabo se encontra activo e este serviço nem sequer é possível ser activo nesta zona, uma vez que nem sequer aqui há cabo! Por isso, espero que surjam muito brevemente novas empresas que façam concorrência à TV Cabo, de forma a que esta se possa aperceber facilmente do mau serviço que presta e das pessoas que emprega, uma vez que nenhuma das que me atendeu parecia ter consciência do problema que tenho na ligação do sistema, muito menos sobre como é que o poderia resolver. No último, a culpa foi atirada para o agente que instalou o sistema, e quem instalou o sistema, diz que é a TV Cabo que está com problemas. Isso também eu já sabia e resolvi arriscar mas hoje, Domingo, ainda está tudo na mesma e estou, neste momento, a perder programas que gostava bastante de ver…

Sem comentários: