19/05/2005

Stuck in Amsterdam!

O insólito aconteceu! Depois de tantas apresentações, depois de tantos vôos, depois de tantas horas passadas em aeroportos, fiquei "retido" no aeroporto de Amesterdão, numa situação que quase me fez lembrar o filme Terminal de Aeroporto com o Tom Hanks. No entanto, durante todo o tempo em que lá estive, o que não me saia da cabeça era o diálogo entre o John Travolta e o Samuel L. Jackson no Pulp Fiction. Não que a minha situação tivesse alguma coisa a ver com a polícia, mas achei piada... Aliás, foi a única coisa a que achei piada... ;)
Passo a explicar: O primeiro dos dois vôos que tinha previstos para ontem (Salzburg-Amsterdam) e que me iam trazer a casa por volta das dez da noite, atrasou-se cerca de uma hora e quarenta cinco minutos, fazendo com que fosse impossível apanhar o vôo seguinte (Amsterdam-Lisboa). O pessoal de terra em Salzburg ainda tentou que eu apanhasse um vôo para Paris e depois um outro para Lisboa, mas como o bilhete do segundo vôo era electrónico, não havia nada a fazer. "Não deve ser grave" - pensei. "Apanho o vôo seguinte e pronto!". No entanto, quando cheguei a Amesterdão e contactei o pessoal do aeroporto, o que me disseram foi que a TAP não se responsabilizava pelo sucedido, uma vez que não tinham sido eles a provocar o atrasado. O melhor que podiam fazer era colocar-me no vôo seguinte tendo eu de pagar apenas as taxas do aeroporto, mas o balcão da TAP já estava fechado e só abria hoje, às seis da manhã, além de que o vôo seguinte para Lisboa também era só hoje, às sete. "Ok, tou fod.....!" Foi a primeira coisa que me ocorreu. Depois de tanto tempo a falarem-me tão bem desta cidade, acabo por cá ficar "enfiado" a um dia de semana, sozinho e sem saber falar holandês. Ainda bem que todos eles falam inglês e não são como os alemães, que ficam ofendidos se perguntamos alguma coisa em inglês. Bom, já que a espera vai ser tão longa, a primeira coisa que preciso é de um mapa do aeroporto. Cá está:

Image Hosted by ImageShack.us

Agora, é só arranjar um bom local para esperar durante dez horas! A empresa aérea que se atrasou era a Air Alps e só ao fim de algum tempo é que consigo perceber que se tratava de uma empresa regional da KLM. Fui falar novamente com o pessoal da KLM e eles foram super-simpáticos. Arranjaram-me um hotel, transfer para o hotel, roupa interior, um kit de limpeza, um cartão para telefonar. Tudo impecável. Quando cheguei ao hotel tive direito a um jantar impecável, um quarto razoável com uma cama fabulosa, que só não aproveitei melhor por saber que no dia seguinte (hoje) tinha de estar no aeroporto às seis, precisamente a mesma hora a que o primeiro transfer sai do hotel em direcção ao aeroporto.
Com uma tremenda pontualidade britânica e rigor alemão, os dez minutos de viagem prometidos foram cumpridos e cheguei a tempo ao balcão da TAP. Se o sistema informático deles estivesse a funcionar, tinha sido bastante rápido, mas como não estava, tive de voltar a esperar. Entre tanta confusão, o talão de embarque lá acabou por surgir "free of charge" como a rapariga nos disse, uma vez que não tinha sistema para poder aceitar o pagamento. A aventura estava quase no fim mas, mesmo assim, ainda tive de passar no detector de metais com iensa "calma", correr de um terminal para o outro enquanto ouvia chamarem o meu nome e fui o último a entrar no avião. Estava finalmente de regresso a casa...

Image Hosted by ImageShack.us

4 comentários:

Anónimo disse...

Quero ficar presa em Marselha segunda feira!!! :)

André Mendes disse...

Fogo Tarita... Não rogues pragas! Acho que já tenho a minha conta durante uns bons meses...

Rosa disse...

Bolas!!!!
Tudo está bem quando acaba bem! :)
Deixa estar que a mim també já me calaharam nove horitas de espera... :)

Anónimo disse...

Nunca passei por uma situação destas. Mas o que acho curioso é a forma diferente como os holandeses da KLM acabaram por lidar com o assunto. A TAP, que aparentemente até está a conseguir levantar-se da crise em que viveu anos a fio, só levantou problemas...